PROGRAMAÇÃO
21 de outubro (segunda-feira) – Campus dos Malês/UNILAB
Tarde
14h00-17h00 – Credenciamento
Noite
17h30 – Mesa institucional
18h00 – Conferência de abertura
“As imagens da África na educação e na historiografia colonial”
Prof. Dr. Kabengele Munanga (USP-UFRB)
22 de outubro (terça-feira) – UNEB-Salvador
Manhã
8h00-9h30 – Credenciamento
9h30-12h30- Grupos de trabalhos 1, 2 e 3- PPGEAFIN
Tarde
14h:00-17:00 – Mesa redonda – PPGEAFIN- CEPAIA
“O papel das instituições na construção de uma educação decolonial e afro-centrada”.
Sebastien Lefrévre (Senegal-Gaston Berger/Nanterre-Paris): “Université Gaston-Berger: sutilezas de una colonialidad casi perfecta”.
Pedro Acosta Leyva (Cuba-Brasil/UNILAB): “História da África: contribuições à autonomia”. Florentina da Silva Souza (Brasil/UFBA): “Pra quê” literatura negra na escola?
Mediadora: Profa. Dra. Fábia Barbosa Ribeiro (Brasil/UNILAB-UNIFESP
23 de outubro (quarta-feira) – UNEB-Salvador
Manhã
9h30-12h30- Grupos de trabalhos 1, 2 e 4 – PPGEAFIN
Tarde
14h00-17h00 – Mesa redonda PPGEAFIN- CEPAIA
“Tradução e ensino de Línguas estrangeiras em perspectiva decolonial”
Mbare Ngom (Senegal/Morgan State University): “La ensenanza del espanol y la transfricania en los manuales de didactica del espanol como segunda lengua”.
Alba Rodríguez-García (Espanha/Université Gaston Berger, Senegal): “Descolonizando la traducción: apuntes para su práctica docente en un contexto africano”.
Deise Viana (Brasil/IFBA-PUC/SP) “Libro didáctico de Español y la enseñanza crítica en contexto decolonial en Brasil”.
Mediador: Prof. Dr. Alexandre Timbane (Moçambique/UNILAB)
Noite
18h00 – Roda de saberes Koringoma
24 de outubro (quinta-feira) – UNEB-Salvador
Manhã
9h30-12h30 – Grupos de trabalho 3 e 4 – PPGEAFIN
Tarde
15h:30 – Mesa Redonda – PPGEAFIN- CEPAIA
“Experiências e práticas pedagógicas afro-decoloniais” – Sandra Haydée Petit (Cuba/UFC): “Práticas pretagógicas na educação básica e superior: conceitos operatórios de uma epistemologia afrorreferenciada”. Eliane Costa Santos (Brasil/UNILAB) – “Etnomatemática em rede de educação municipal – Um exercício de decolonialidade do saber”.
Odara Dèlé de Almeida Oliveira (Brasil/CELLAC/USP): “Alfabantu: práticas educacionais nas escolas”.
Carlos Henrique Onã Veloso (Brasil/UFRJ): “Yorubá na Filosofia da UFRJ – O ensino da língua e da cultura yorubá como estratégia de decolonização do pensamento”.
Mediadora: Profa. Dra. Idalina Maria Almeida de Freitas (Brasil/UNILAB)
Noite
18h30 – Roda de lançamento de livros, coquetel – ESPAÇO CULTURAL D’VENETTA: Rua dos Adôbes, 12 – Santo Antônio Além do Carmo – Salvador-BA
25 de outubro (sexta-feira) – UNEB-Salvador
Manhã
9h00-12h00 – “Oficina Pretagógica” com Sandra Petit – CEPAIA
Tarde
16h:30– Mesa de encerramento – PPGEAFIN- CEPAIA
“Filosofia e ancestralidade africano-brasileira: diálogos para uma educação afrocêntrica”.
Eugenio Nkogo-Ondo (Guiné Equatorial/Filósofo e escritor-Guiné-Equatorial/Espanha): “Paradigmas de una investigación de la filosofía africana y afroabyalense para su inclusión en los processos pedagógicos contemporáneos”. Tiganá Santana Neves Santos (Brasil/IEB/USP): “Uma educação para a inconstância a partir de princípios africanos”.
Mediador: Marcos Carvalho Lopes (Brasil/UNILAB)
Noite
Jantar de encerramento, música Oliveira’s bar
26 de outubro (sábado) – LOCAL A DEFINIR
Manhã
9h30-12h30
• Oficinas-Workshops para produção de material didático – finalização e
sistematização dos trabalhos
• Preparação para a terceira edição do Colóquio.